quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Costurar um zíper? E agora?

Oi gente, tudo bom?
Hoje quero compartilhar com vocês
uma dica boa, para quem tem máquina de costura,
mais especificamente para quem tem uma 
Sew Mini da Janome.

Quando se é iniciante em costurinhas,
é preferível que se compre uma máquina de costura, com poucas funções,
principalmente se você é um curioso(a), como eu,
e nunca fez um curso de corte e costura.
Mas depois que você aprende a lidar com sua máquina,
é possível se deparar com algumas limitações
que sua máquina possui.
Digo isso baseada na máquina que eu tenho,
acredito que as máquinas com mais funções apresentem
recursos maiores.

Me deparei com a dificuldade de costurar um zíper.
Primeiro nem sabia como fazê-lo, mas a internet é
uma ótima escola, daí que logo coloquei em prática as lições.

Fiz minha primeira tentativa, e ok... Até que não ficou ruim.
Mas toda perfeccionista que se preze, vai achar algum defeito, lógico.
Então, conversando com minha mãe, que costura a vida toda,
ela me disse que eu precisava de um "pézinho" especial para este trabalho.

Fui atrás do "pézinho" e não é que deu certo? 

E como eu adoro compartilhar meus trabalhos com
vocês, achei que seria uma dica bacana, pra quem tem
máquina de costura, e até mesmo pra quem pensa em comprar.

Clique nas fotos para ver maior

Nesta máquina, vem apenas este pézinho (acima)
de plástico. Como ela é básica, está ótimo
para os trabalhinhos mais simples.


Este é o pézinho (acima) especial para costurar zíper,
é mais estreito em relação ao que vem de fábrica.
Este á da Singer, não encontrei nenhum que fosse da Janome,
mas serviu perfeitamente.


Esta parte é como se troca normalmente um pé de máquina.


Depois que se posiciona o pé para zíper, é importante
deixar o parafuso bem apertado para que não haja perigo
de se soltar no momento em que se estiver costurando.
Também é necessário observar
que a agulha deve obrigatoriamente ser posicionada à sua esquerda.


Altere a posição da agulha com o seletor de pontos.

É legal fazer antes um teste com um pedaço de tecido,
para que você se sinta segura ao costurar o zíper.

Feito isso, é só costurar os zíperes á vontade.

E para aproveitar o post (que já ficou imenso...)
Outra dica legal, é colocar uma cortador
de linha no pézinho... mas pode ser para
qualquer tipo de pé, pois é apenas um acessório.


Eis o cortador de linha.
Este também é da Singer.
Esta dica eu vi no Super Zíper.


É assim que ele fica.
Basta desparafusar um pouquinho o pézinho,
encaixar o cortador e apertar novamente, bem firme.


E aqui está a diferença de uma costura com o pézinho de fábrica (acima)
e com um pézinho especial para zíper (abaixo).


Espero que tenham gostado da dica.
Qualquer dúvida, deixem nos comentários.




Máquina de Costura: Sew Mini Janome
Acessórios para máquina: Singer




Beijos!




4 comentários:

  1. Obrigado pela dika.esse pezinho e otimo so nao sabia como troca-lo agora sei rsrs
    bj
    bom dia

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Também tenho uma sew mini, mas confesso que estou morrendo de medo de usar, não tenho ninguém que costure na família e nunca cheguei perto de uma maquina, estou adiando a meses o momento de usar a minha. Vejo os pontos de quilt e acho lindo, você sabe se na sew mini tem como fazer isso?

    Grata
    Daisy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daisy, infelizmente essa máquina não faz quilt, ela é bem básica mesmo, só costura reta e zig zag para os acabamentos. Sabe como vc perde o medo de usá-la? Usando-a!!!! Faça testes em retalhos, e costure todos os pontos que sua máquina oferece. Não tenha medo... costure e assim vc vai se aperfeiçoando a cada vez. Boa Sorte!
      Beijos
      Cin

      Excluir
  3. gostei....ótimas dicas....obrigada......vou seguir seu blog.....bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita.
Fique á vontade para deixar um recadinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...